Móveis antigos, estampas retrôs, objetos antigos, peças restauradas, tons pastéis, elementos rústicos e o apreço pelo artesanato são algumas das características cheias de memória afetiva que nos trazem aquele aconchego da casa da vovó. Afinal, a decoração da vovó é sinônimo de nostalgia e acolhimento! É esta sensação que temos quando pensamos na casa dos nossos avós.
Mas não é preciso gastar fortunas nos antiquários para recriar essa atmosfera afetiva em nossos ambientes. Aqui vamos passar algumas ideias para te ajudar a resgatar essa memória na sua decoração retrô.
Salas bonitas e imponentes
Sempre tem aquele sofá antigo, aquela mesa com cadeiras ou aquela cristaleira que você ou alguém de sua família herdou de algum ente querido. Reformar estes objetos pode ser muito mais barato do que comprar o conjunto restaurado.
Na sala, além da imponência dos móveis, o destaque é do tapete! Não importa se a decoração remete à um estilo mais retrô ou um pouco mais moderno, os tapetes dão o toque de arremate ideal.
O papel de parede também pode ajudar muito nessa composição.
Cores
A cor também tem a capacidade de estimular a memória emocional e a experiência sensorial. Em tons claros, é impossível não lembrar da casa dos avós.
Esta composição sobre um piso laminado cinza claro fica muito bonita!
Móveis claros com estofados bordados e o encosto de vime. O charme fica completo com este tapete de tom terra.
Na cozinha vai muito bem aquela atmosfera vintage, com papéis de parede alegres e cores claras.
E porque não uma atmosfera mais da fazenda, bem rústica?
Artesanato da vovó
Não é por acaso que rendas, palhas, tapeçarias e artesanatos são elementos que muitas vezes vemos em nossa decoração. O artesanato traz muito de nossas memórias afetivas de nossos avós.
Estilos podem ser criados a partir de combinações feitas com os artesanatos. Rendas e tapeçarias dão o clima romântico. Palhas, madeira e cobre já trazem o ar mais rústico do campo ou da praia. Mas nada é certo ou errado. A sua livre criatividade e bom gosto mandam.
Peças restauradas
Você pode simplesmente comprar algumas peças antigas já restauradas, mas pode também encontrar as peças e restaurá-las você mesmo.
Procure conseguir algumas peças antigas comuns, como potes, jarros, ferro de passar roupa, máquina de escrever, aparelho de telefone, máquina de costura, molduras de quadro ou espelho, luminárias, cadeiras, mesa, enfim, tente conseguir estes objetos revirando seu porão ou baú, e até mesmo de seus familiares ou amigos que não se importam de te doar estas peças.
No final deste artigo veja alguns vídeos que mostram como fazer a restauração simples de objetos.
Arrume um cantinho especial em sua casa para colocar estes objetos e comece a criar este ambiente como os objetos que conseguiu. Antes de tudo, faça uma restauração nas peças, usando lixa, tinta, verniz, e outros materiais que irão dar uma cara nova para suas peças.
Alguns objetos que podem compor a sua decoração afetiva - mala de viagem antiga e papel de parede retrô.
Papel de parede imitando massa rústica, cor sépia. Cômoda com pintura pátina.
Móveis antigos com molduras de retratos.
Cadeira antiga de mogno com estofado dourado restaurado e mesinha com pintura clara para contrastar.
O piso laminado em tonalidade média dá o toque especial.
Plantas
Vovó adora plantas. A varanda ou pequeno pátio pode ser um verdadeiro oásis repleto de plantas. Além disso, vasos apoiados em uma mala de viagem antiga reforça que a decoração da vovó funcionou bem!
Como prometemos neste artigo, aqui você pode ver alguns vídeos que ensinam práticas simples para a restauração de alguns objetos.
Móveis de madeira
Pátina
Ferro de passar roupa
Luminária do século 19